São várias as formas apontadas para descobrir qual é o nosso subtom de pele (undertone). Uma das mais usadas pelos profissionais e das mais fáceis, rápidas e eficazes para si é, sem dúvida:
De dia, à luz natural, de preferência junto a uma janela ou no exterior, observe o interior do seu pulso e verifique de que cor são as suas veias:
- Se são verdes ou acastanhadas, o seu subtom é quente (warm)
- Se são azuis ou arroxeadas, o seu subtom é frio (cool)
- Se são azuis e verdes, o seu subtom é neutro (neutral)
Existem outras formas de descobrir qual é o nosso subtom, como por exemplo:
- A reação da nossa pele ao sol. Pense em como fica a sua pele depois de um dia de praia. Se bronzeia facilmente e raramente queima, o seu subtom é quente. Se tem tendência a avermelhar e rara ou dificilmente bronzeia, é frio. Se nem um nem outro, é neutro.
- Dourado ou prateado? Se os tons dourados a favorecem mais e os prateados não fazem nada por si, é quente. Se fica mais luminosa com tons prata, mas esmorece com os dourados, é cool. Se ambos resultam bem, é neutro.
- Contraste com o branco. Coloque junto ao rosto uma folha de papel branca e observe a sua pele à luz natural. Se a sua pele lhe parece amarelada ou pálida, é quente. Se parece rosa ou avermelhada, é frio. Se parece acinzentada ou não consegue determinar nenhuma tonalidade, é neutro.
Os maquilhadores profissionais usam muito esta terminologia. Com efeito, se é fã de maquilhagem provavelmente isto não é novidade para si.
Sabendo qual o seu subtom de pele, conseguirá então definir com maior facilidade quais as cores que mais a favorecem.